Monday, September 25, 2006

Sou assim.... apaixonadamente educadora!
Sou Carem Mengue, 26 anos, casada, mãe de uma adorável menina(acho q todos já me reconhecem por esta frase, mas ela é mesmo adorável), moro em Vila Fernando Ferrari, como diz o nome uma pequena Vila, do município de Três Cachoeiras. Me considero uma pessoa simpática, organizada, determinada e bem humorada. Essas são as qualidades positivas, as negativas prefiro não falar, mas as conheço muito bem, porque como disse o filósofo do rei do conto de José Saramargo: "As vezes é necessário sair de nós mesmos para nos encontrarmos", e às vezes encontro o meu EU negativo por aí, embutido em outras pessoas.
Cursei o magistério na Escola Estadual Marcílio Dias em Torres, com muito desejo de me tornar professor/educador. Realizei meu micro estágio e estágio já na escola de minha de comunidade( aprofundando, redescobrindo a minha ilha desconhecida, a realidade de minha comunidade) e pude com estes me identificar ainda mais com minha escolha profissional.
Terminando o curso não tive condições de ingressar em uma Faculdade, fui realizando outras atividades fora da área da educação. Em 2001, já casada, recebi um contrato municipal para atuar na educação, especificamente como professora de 4º série. Neste mesmo ano realizei o concurso municipal e no corrente ano, fui nomeada, atingindo minha meta, conquistando um "espaço" na área da educação.
Iniciei este ano trabalhando com o pré e simplesmente me apaixonei. É encantador ser professor, mas muito mais ser professor nas séries iniciais, na pré alfabetização. Por necessidade da escola, tive que ocupar um outro setor, mas não menos produtivo e interessante, recreação com 3° e 4° séries nas escolas municipais: Fernando Ferrari e Felipe Scheffer ( que sedia a UFRGS ). E assim vivo intensamente o meu ser professor, ora criando ora descobrindo, mas sempre construindo muito com meus alunos e colegas de trabalho. Pois ser professor para mim é estar em constante crescimento social e cultural. Faço minha as palavras de Paulo Freire:
"Ai de nós, educadores, se deixamos de sonhar sonhos possíveis... Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história do seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam."
Tenho ousadia para me descobrir, redescobrir minhas ilhas, e construir meu dia-a -dia.
Tenho medo de decepcionar meus alunos, de não apresentar a estes atividades envolventes, criativas e construtivas.
Quero dialogar muito sobre a mágica arte da alfabetização, para que quando possível, possa atuar, eficazmente, nesta área.

2 comments:

Andreia said...

Carem, adorei visiter o teu blog, é muito simpático e o teu o texto hein? Adorei, és muito poética. Foi bom te conhecer melhor e perceber a garra e a coragem que tens, isso dá força e animo a quem lê.

Um abraço e até a próxima

Andreia

Stela said...

Carem,
Aqui estou, te visitando...
Puxa, menina. Que legal ver tuas postagens. Falas tão seguramente do que és. Além de ser uma fala, parece ser tua voz que nos salta aos olhos!
Gostei do teu jeito de dizeres sobre teu trabalho, denota muito comprometimento com a formação dos teus alunos.
Quem dera todos os profissionais da educação pensassem assim. Com certeza, nosso mundo educacional seria bem melhor!
Parabéns.
Stela