Tuesday, October 17, 2006


ECS/5-Weber:
Max Weber professor, pensador, pesquisador... Seus estudos baseiam-se na pesquisa histórica sendo esta primordial para a compreensão das sociedades e conseqüentemente dos acontecimentos que integram o social e seus indíviduos. Se opõem a corrente positiva de Durkheim que ignora inteiramente a pesquisa histórica.
O papel dos indivíduos, para Weber, é importante no destino da história, mas a liberdade está ameaçada pela burocratização e pela restrita participação dos indivíduos na sociedade, participa a elite que mantêm o poder. Preocupado tenta compreender as ações sociais dos indivíduos através da construção de três tipos de dominação legítima: racional, tradicional e carismática.
Pena que todo o seu pensar e sua busca não levou a sociedade a fugir da realidade já de sua época porque os dois "problemas" abordados por ele perpetuam em nossa sociedade: a burocracia, que exatamente só cresce desnecessariamente e o poder inconseqüente e galopante da elite.
Imaginem ele em nosso país, assistindo a toda tragetória (burocrática e injusta) de que uma família necessita para receber o bolsa escola e ainda seu espanto ao saber que muitos obtendo esta informação, passam pela burocracia, e se beneficiam ilegalmente dessa " proposta social". Reflita e deixe seu comentário... :D

10 comments:

Edivan Machado de Oliveira said...

Olá colega... Parabéns pelo teu trabalho... Foste bem criteriosa nas tuas análises... Achei suas abordagens de grande relevância...Seria ótimo se nossos representantes facilitassem as coisas e banissem tanta burocracia. De complicado, já basta um sistema de hierarquias, na qual, precisamos nos adequar, infelizmente...
Um grande abraço....Sucesso...

Catiane Vargas said...

Olá amiga!
Parabéns, sua conclusão foi bem colocada, pois segundo Weber o cientista social deve estar pronto para o reconhecimento da influência que as formas culturais, como a religião por exemplo, podem ter sobre a estrutura econômica.
Um abraço!

Tamires said...

Oi Carem!!Parabéns pelo otimo trabalho realizado! Fostes muito abrangente nas tuas colocações!
Ainda bem que Weber não está presente na nossa sociedade, pois seria muito vergonhoso para nós, não é?!!?
Abraços! Tami

Edinara Scheffer Costa said...

Olá Carem,
Achei muito interessante a forma como colocaste a posição de Weber,e mais ainda a tua opinião frente a ele. Pensadores como ele nos fazem refletir sobre todas as dificuldades enfrentadas por nós em nossa sociedade.
Abraços;)

SIMONE LENTZ said...

Olá amiga!!!

Teu trabalho ficou muito bom...
Foste muito crítica e objetiva também nas tuas reflexões...

Continues sendo assim: estudiosa, batalhadora, organizada,...

Bjks

ANDREIA MENGUE CARLOS said...

Olá Carem!
Gostei muito de suas colocações, elas ficaram bem claras!
parabéns!

Renata said...

Olá colega,adorei teu trabalho fostes bem clara nas tuas colocações. Percebi que tiveste um grande entendimento do texto.

ABRAÇOS.... SUCESSO...

minhas realizações said...

Olá Carem!Parabéns pelo teu blog!Achei muito interessante a forma que relacionaste o texto com os nossos dias.Um grande abraço!!!!!!!!!

Rosi said...

Olá colega! Sua reflexão sobre Weber está muito bem colocada, bem como a situação que você nos propõe, fiquei imaginando como seria, acredito que o mesmo ficaria perplexo.
Amiga,sucesso e abraços...

Jucimara Medeiros said...

Olá Carem....
Muito interessante seu texto, adorei sua comparação do tempo em que Weber viveu com o tempos que vivemos hoje.
Beijos