Wednesday, October 25, 2006

ECS/6- WeberII:

Duas situações do meu local de trabalho:

*Ser/ Estar X Papéis:
Minha recente atuação na educação me fazem refletir apenas como exemplo a questão curricular/conteúdos que se fazem desnecessários ao ser/estar de meu aluno. É certo que muitas escolas refazem seus planos de estudos, mas a meio social tão conturbado, será que nos professores temos a certeza de que conteúdos será verdadeiramente necessários para a "vida social feliz" de meu aluno?
Observo que nas escolas em que trabalho que conteúdos como: alimentação saudável, higiene bucal, reciclagem e outros, são incessantemente abordados, mas se contradizem ( invertem seus papéis sendo que a escola deveria ser a primeira a dar exemplos) quando vendem em seus "bares" pirulitos, balas, refrigerantes.

*Poder/Hierarquia:
Vejo como exemplo de poder e hierarquia como é feita a escolha de diretores das escolas em que trabalho e acho que em todas as escolas municipais. Vejam que não é um protesto é apenas um exemplo de hirarquia e poder que existem nas escolas e em toda a sociedade. As diretoras e até as vices elas não são escolhidas pela comunidade escolar em geral pelo "voto democrático", são escolhidas a dedo por confiança e lealdade de leitores. Seus superiores, agem prevalecendo pelo poder hierarquico de escolha. Há também professores que excercem tanto poder em suas aulas que não deixam seus alunos interagir, construir com seus colegas.
Sabemos que essas dominações se fazem presentes há muito tempo nas escolas e sociedade e talvez seja impossível modificá-las.

9 comments:

Catiane Vargas said...

Olá amiga!
Suas vivências foram muito bem citadas, pois é exatamente assim que as coisas funcionam na realidade.Parabéns!

Unknown said...

Olá Carem!
Sou do pólo de Sapiranga.
Concordo com você: os conteúdos nossos alunos terão como pesquisar, devemos nos preocupar em ensiná-los a "aprender a aprender..."
Quanto ao que você disse sobre as diretoras, aqui em Sapiranga já fazem eleições nas escolas fundamentais, nas de Educação Infantil, infelizmente, ainda é cargo de confiança!
Convido você a também ler a minha postagem e comentar sobre ela.
Aguardo a sua visita!
Um abraço!

Marlene Roloff said...

Carem, é bom ler a respeito de outras escolas, gostei da observação sobre conteúdos trabalhados ou projetos desenvolvidos, se a própria comunidade escolar vende as ditas "porcarias" nas portas da escola. O poder realmente sobe a cabeça de alguns professores a ponto dos seus alunos não se mexerem na salaou levam tema extra.

Lucele said...

OLÁ CAREM! MUITO PRAZER! COMO É LEGAL CONHECER NOVAS PESSOAS, MESMO SENDO À DISTÂNCIA. EU SOU DO PÓLO DE SAPIRANGA.
AO LER O SEU TEXTO, GOSTEI MUITO DE SUAS REFLEXÕES SOBRE O QUE ESTÁ PREVISTO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E O QUE REALMENTE É VÁLIDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E MORAL DE MEU ALUNO. MUITAS VEZES ME QUESTIONO SOBRE A ADEQUAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS ESTAMOS SUBMETIDOS A UMA DOMINAÇÃO LEGAL!!!
PARABÉNS! BJS!

Alinevleal said...

Oi! Sou do pólo de São Léo. Gostei muito das tuas colocações, também acho que esta situação de doninado e dominante sempre existiu, pois ora estamos no papel de dominantes ora de dominados, estranho não acha? Adorei o mago, como faço para colocar um? ABRAÇOS!!!

FÊ B. said...

Olá,Carem!Esta história dos barzinhos nas escolas,deve ser repensada por todos.Ensinar o que é certo, somente dando bons exemplos, não é mesmo? E dar um espaço para os nossos alunos se expressarem, é uma condição que não pode ser desconsiderada.Um abraço,da Fê.Sou do Pólo de São Leopoldo.

Rosana said...

Oi Carem!sou do pólo de Alvorada, o texto é bem atual, a dominação existe em todos os setores da sociedade, todos devem respeitar a hierarquia para tudo ocorra satisfatóriamente como quem da as ordens espera.Um abraço Rosana.

Rosana said...

Há te convido a comentar meu texto, te espero no meu blog.

Stela said...

Carem, estou sempre te visitando, e sempre deixo algo escrito!
Gosto de ver como estás sempre investigando, pensando, questionando.
É isso mesmo, devemos sempre pergurtar o porquê de tudo...
Gosto de ler tuas falas, são bem elaboradas e denotam muita clareza de pensamento. Quanto aos planos de estudos, listas de conteúdo, nós professores procuramos sempre levar conteúdos que sejam importantes de se trabalhar com os nossos alunos. Hà, sem dúvidas, muitas contradições. Mas o que seria a vida, se tudo fosse e acontecesse sempre certinho? Previsível? Pronto e acabado?
Abraço