Thursday, December 28, 2006

ECS 11 Políticas Educacionais

No Brasil a educação vem sendo um instrumento perpetuador da desigualdade,pois existe uma grande disparidade entre o ensino público e o ensino particular. A qualidade da escola pública depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual e federal. A situação da rede particular depende dos incentivos fiscais dos poderes públicos e do grau de controle ao qual está submetido. A Constituição de 1988 limitou, teoricamente, o repasse de recursos públicos para o ensino privado. Entretanto, importantes repasses indiretos ainda existem, principalmente por meio da compra maciça, pelas escolas públicas, de manuais escolares junto de algumas grandes editoras privadas.( Akkari, 1999). Como disparidade entre as redes temos também o salário dos docentes e as despesas por aluno que evidenciam a diferença de qualidade entre as redes pública e particular. Com isso temos um sistema educativo fragmentado, organizado em redes disparates, dificilmente comparáveis entre si. Para atacar as desigualdades educativas é necessário melhorar a estrutura e os apoios políticos do setor público para torná-los comparáveis aos da rede particular. Além disso, uma maior mobilização do corpo docente e dos especialistas da educação é imprescindível. As nossas escolas públicas precisam de maior apoio, os professores precisam de salários dignos, precisam de reciclagem. A educação precisa de ações verdadeiras e honestas, precisa de políticas públicas sérias que aumentem a qualidade da escola pública para, assim, reduzirmos as desigualdades sociais. O que percebo realmente é a falta de prioridade e atenção de sucessivos governos para com a educação. Mas façamos prevalecer nossa força de vontade e fazer da Escola Pública um exemplo de democracia e significativas aprendizagens.

Tuesday, December 19, 2006


ESC
Relato final atividade 10
A atividade em si foi prazerosa, depois é claro, de muitas lutas com o programa Wiki. Achei porém que não se tratava de uma história e sim de relatos e reflexões, mas que foi muito válido refletir sobre Paulo Freire e ler os relatos de colegas.
Se pararmos para analizar nossa prática docente constataremos que somos sujeitos ativos na construção da sociedade e depende primeiramente da transfrmação pessoal de cada um para ocorrer a transformação social, pois a sociedade é reflexo de nossas ações.
A sociedade se transforma a cada vez que um sugeito se forma, sendo que ao questionarmos nossa prática, conduta, ética estamos abrindo espaço a novas sugestões e possíveis melhoras no processo de formação social.

Saturday, December 16, 2006

FELIZ NATAL



Friday, December 15, 2006





Desafio 2
Para mim a disposição dos computadores no laboratório é muito importante, principalmente para o acompanhamento do professor, monitor na atividade que os alunos estão realizando.
Pois uma das preocupações dos professores é acompanhar o que estes estão realizando.
Na escola em que tarabalho os computadores se encontram em ótima visualização (ver esboço) pelo professor monitor como também entre os alunos , para que estes possam interagir e possam ver o monitor de vários colegas.
O professor vê no computador uma ferramenta de ensino-aprendizagem que pode desencadear transformações tanto no professor quanto no aluno. São transformações de ordem motivacional, emocional e de relação consigo mesmo, com o mundo a seu redor e com a sociedade que o constitui.
Entretanto, numa escola que insista em práticas questionáveis (métodos de pesquisa equivocados ou inexistentes, memorização, competição, etc), o uso da informática correria o risco de reproduzir o que já é a práxis cotidiana, com uma compartimentação excessiva de espaços e tempos, com pouco destaque para o senso crítico e o discernimento frente a tantas informações disponíveis na rede mundial de computadores. Mas cada professor utiliza a sala de informática ao seu modo e necessidade, processos como impressão dos trabalhos feitos pelos alunos já é uma questão repensada por professores e direção, acredito que no próximo ano letivo este item esteja solucionado.

Monday, December 11, 2006



Hoje consegui participar da wikihistória, é complicadinho... mas com persistência dá para participar! Legal é trocar contribuições com as colegas e reflexões sobre Paulo Freire e o que ele conceitua: a prática-educativa-crítica, ou seja a necessidade de nos engajarmos em nossas práticas para que auxiliemos nossos alunos em alunos com visões críticas e atuantes na sociedade. Pretendo continuar acompanhando as conversas, pois tem ajudado muito no meu conceito de SER PROFESSORA além do mais falar sobre Paulo Freire que é sempre agradável e enriquecedor.

Tuesday, December 05, 2006





A festa na UFRGS estava de arrasar!
Com muita empolgação fomos batizadas!

PARABÉNS pólo de SAPIRANGA que arrasou com uma admirável paródia da música do ilustre Raul Seixas: TENTE OUTRA VEZ.

Parabéns colegas vocês abusaram da criatividade!


"Há uma voz que ROODA
Há uma voz que LINKA
Há uma voz que BLOGA
Teclando no ar..."

Wednesday, November 29, 2006


"Não faz mal que amanheça devagar, as flores não tem pressa, nem os frutos. Sabem que avagareza dos minutos adoça mais o outono por chegar... "

Estou ansiosa pela ida a UFRGS, me aguardem...!

Friday, November 24, 2006

Este é o trabalho do grupo D e G, da interdisciplina ECS_9.

Tuesday, November 14, 2006





ESC- atividade 8:

Tocando relatos de experiências por e-mail, visitando os blogs das colegas com a mesma figura G1, pude evidenciar o esforço contínuo de minhas colegas no decorrer das atividades.
Postagens objetivas, criativas, revelam um pouco de cada colega, sua vida pessoal, profissional, um pouco de sua personalidade...
Foi maravilhoso trocar "cumplicidades profissionais e do curso" com minhas novas colegas, mesmo que virtualmente. Espero estarmos juntas nesta caminhada, regando novas amizades e principalmente criando novas trilhas na educação.
Termino esta postagem com a figura mimosa que colei de uma colega do grupo...

Friday, November 03, 2006


ESC6

Participando do fórum pude receber as grandiosas reflexões de meus colegas e refletindo e relacionando com as teses de Weber as experiências vividas por nós professores, percebi que infelizmente me enganei quanto ao que comentei no 1º fórum, pois constatei que as diferentes dominaçõe se fazem presentes nas escolas e na sociedade em geral.
Aliás tanto Durkheim quanto Weber acreditavam que a sociedade modifica o sujeito, porém o sujeito não modifica a sociedade e que nesta haverá sempre DOMINAÇÕES.
Contrário a eles e portanto revolucionário se encontra Marx apoiado por Engels, que diz que a sociedade se transforma com a tranformação do indivíduo e há como lutar e derrubar as dominações existentes na sociedade.

Wednesday, November 01, 2006

É com muita alegria que hoje consegui fechar o número de componentes da Figura G1:
Eu , a Marisete também do pólo de Três Cachoeiras, a Maria Luisa e a Cleide de São leopoldo, a Neusa e a Ilza de Alvorada, a Ligia de Gravataí e a Maria de Lurdes de Sapiranga.
Que legal, acho que somos a primeira equipe a fechar... espero até o fim da semana trocar relatos, experiências, angustias e alegrias... essa atividade PROMETE!

Friday, October 27, 2006




















ESC 7- Marx e Engels

Karl Marx http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm apesar de não ter sido um sociólogo,foi fundamental para o início da ciência que estuda o homem e seu meio social.Ele ,juntamente com seu amigo e colaboradorFriedrich Engels criticaram duramente a sociedade da época . Em um documento entitulado o manifesto comunista expuseram a sociedade capitalista, opressora do proletariado,que valoriza o poder ,o dinheiro,as posses materiais em detrimento do ser humano.Segundo Marx e Engels uma sociedade justa é uma sociedade onde não há propriedade privada com subjugação de trabalho alheio,tão pouco divisão de classes sociais.
As idéias revolucionárias de Marx e Engels foram criticadas por alguns,como os filósofos Karl Popper e Eric Voegelin , dizendo que Marx foge da realidade quando esta o incomoda,criando o seu ideal particular de sociedade.
Sem dúvida que,para aquela época vivida por Marx e Engels,devia ser difícil visualizar uma sociedade como a proposta por eles.Porém na atualidade vemos experiências desociedades comunistas. Contudo estas sociedades carregam o referêncial filosófico e político,mas mantém uma idéia de isolamento e auto suficiência,que vai na contramão atual da globalização,o que tem parecido ser essencial para a sobrevivência da humanidade.

Wednesday, October 25, 2006



COLEGAS...

Já identifiquei a minha figura da "gincana", por favor quem recebeu a mesma imagem entrem em contato, juntas iremos realizar um excelente trabalho! Meu e-mail: caremmengue@yahoo.com.br

ECS/6- WeberII:

Duas situações do meu local de trabalho:

*Ser/ Estar X Papéis:
Minha recente atuação na educação me fazem refletir apenas como exemplo a questão curricular/conteúdos que se fazem desnecessários ao ser/estar de meu aluno. É certo que muitas escolas refazem seus planos de estudos, mas a meio social tão conturbado, será que nos professores temos a certeza de que conteúdos será verdadeiramente necessários para a "vida social feliz" de meu aluno?
Observo que nas escolas em que trabalho que conteúdos como: alimentação saudável, higiene bucal, reciclagem e outros, são incessantemente abordados, mas se contradizem ( invertem seus papéis sendo que a escola deveria ser a primeira a dar exemplos) quando vendem em seus "bares" pirulitos, balas, refrigerantes.

*Poder/Hierarquia:
Vejo como exemplo de poder e hierarquia como é feita a escolha de diretores das escolas em que trabalho e acho que em todas as escolas municipais. Vejam que não é um protesto é apenas um exemplo de hirarquia e poder que existem nas escolas e em toda a sociedade. As diretoras e até as vices elas não são escolhidas pela comunidade escolar em geral pelo "voto democrático", são escolhidas a dedo por confiança e lealdade de leitores. Seus superiores, agem prevalecendo pelo poder hierarquico de escolha. Há também professores que excercem tanto poder em suas aulas que não deixam seus alunos interagir, construir com seus colegas.
Sabemos que essas dominações se fazem presentes há muito tempo nas escolas e sociedade e talvez seja impossível modificá-las.

Tuesday, October 17, 2006


ECS/5-Weber:
Max Weber professor, pensador, pesquisador... Seus estudos baseiam-se na pesquisa histórica sendo esta primordial para a compreensão das sociedades e conseqüentemente dos acontecimentos que integram o social e seus indíviduos. Se opõem a corrente positiva de Durkheim que ignora inteiramente a pesquisa histórica.
O papel dos indivíduos, para Weber, é importante no destino da história, mas a liberdade está ameaçada pela burocratização e pela restrita participação dos indivíduos na sociedade, participa a elite que mantêm o poder. Preocupado tenta compreender as ações sociais dos indivíduos através da construção de três tipos de dominação legítima: racional, tradicional e carismática.
Pena que todo o seu pensar e sua busca não levou a sociedade a fugir da realidade já de sua época porque os dois "problemas" abordados por ele perpetuam em nossa sociedade: a burocracia, que exatamente só cresce desnecessariamente e o poder inconseqüente e galopante da elite.
Imaginem ele em nosso país, assistindo a toda tragetória (burocrática e injusta) de que uma família necessita para receber o bolsa escola e ainda seu espanto ao saber que muitos obtendo esta informação, passam pela burocracia, e se beneficiam ilegalmente dessa " proposta social". Reflita e deixe seu comentário... :D
ECS/atividade 4:

Revendo minhas atividades pude aprender mais sobre Durkhein. Visitando os blogs de colegas pude constatar o interesse dessas, nas atividades propostas e suas novas descobertas tecnológicas ( há colegas com blogs lindíssimos, com mensagens, desenhinhos piscantes, pensares que nos fazem crescer e refletir...) .
Fiquei feliz em saber que muitas se sentem educadoras comprometidas e engajadas na construção de novos conceitos de educação.

Friday, October 13, 2006





Olá amigos!Hoje é dia de desanso é feriadão!!!!!!!!!!!!, por favor deixem o computador de lado....Abraços :D
Educacão e tecnologias da comunicação e informação.
Atividade semana 2:
" A educação é do tamanho da vida. Não há começo. Não há fim. Só há travessia. E se quisermos descobrir a verdade da educação, terá que ser descoberta, no meio da travessia."
Neidson Rodrigues
Lendo esta reflexão identifiquei a travessia da educação com a travessia dos blogs na educação. Sendo os blogs educacionais tão novos , não será eles a travessia de que enquanto escolas precisamos para chamar mais a atenção de nossos alunos ? Sendo a tecnologia
um ferramenta de trabalho que optimize a aprendizagem porque não inserir nossos alunos neste mundo divertido, social, reflexivo e construtivo dos blogs.
Considerado já mania e divertimento para muitos, os blogs aparecem na área da educação como um meio para dinamizar e dissemir o grande número de informações que hoje circula em todo o mundo em modelo interativo/construtivo. Mas o que a escola pode fazer? Cabe a escola fazer aquilo que a mídia nunca fará: problematizar toda a informação e formação vinculada, pois cabe ainda à escola, o papel de desenvolver a atitude crítica de nossas crianças.
Destaco aqui dois blogs educacionais pesquisados que em suas propostas optimizam as reflexões acima:
Nome: Zapttogs
Proposta: Perceber a importância do mundo virtual em nossas vidas.
Nome: Educacional: a internet na educação.
Proposta: Mostrar a importância dos blogs, como um meio de interação/construção entre as pessoas.

Friday, October 06, 2006

Escola/ cultura/ socieade.

Atividade 3:
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stwart Mill?
Durkheim é contrário as idéias de Stwart Mill no que se refere ao termo/ palavra- educação.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?
1°- A de uma educação perfeita com desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Será possível ser perfeito , atingir todo um pontencial, em todas as tarefas realizadas ou só posso ser melhor naquilo que é uma das minhas necessidades?
2°-A definição utilitária de que a educação teria por objtivo fazer o indivíduo um instrumento de felicidade parasi mesmo e para seus semelhantes, porque a felicadade é coisa tão essencialmente
particular. O que é felicidade para mim necessariamente não é para outros.
3) O que é preciso para Durkheim para definir educação?
Para Durkheim definir educação como tema uno e diverso, é necessário que indivíduo/sociedade revejam seus sistemas e história. Considerar seus sistemas e partindo destes aprender em caratér atual seja histórico, científico ou religioso.
4) De acordo com Durkheim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto no ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim a sociedade, os costumes, as idéias determinam condições de vida normal, dependem da religião, da organização política, do grau do desenvolvimento de cada indivíduo e de como é estimulado a fazê-lo, das ciências para que se analisem o homem em seu contexto intelectual e moral.
5) Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo Durkheim o ideal, ou seja, a educação ideal deve suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos seus membros , mas de particulariedade com seu grupo. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determina este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição:
"A educação é a ação excercida pelas gerações adultas que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine."
O que conclui Durkheim? Explique.
Com esta declaração Durkheim conclui que a educação consiste em uma socialização metódica das novas gerações. Para ele o homem nasce egoísta e só a sociedade pode, através da educação, torná-lo solidário.
7) Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes.
Dando exemplos de progressos sociais que interligam homem/sociedade. Estas são idéias dependentes. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio e a sociedade através da educação, deseja tornar o indivíduo criatura verdadeiramente humana, solidária.
Disciplina: Escola/ cultura/ siciedade.
Atividade 2:
Visitando alguns sites e blogs pude analisar diferentes opiniões em diferentes áreas de estudo/ cultura: politico, pedagógico. De todo o processo ( os blogs são riquíssimos) pude constatar que o processo do conhecimento coletivo "colaborativo" é uma nova e avançada maneira de aprender.
Neste podemos nos questionar de nossas verdades, nos auto-analisar e também fazer que muitos revejam suas posturas diante a tantos conceitos que encontram-se em contínua metamorfose. Conceituo então BLOG como: Construção coletiva de conhecimentos.

Monday, September 25, 2006

Sou assim.... apaixonadamente educadora!
Sou Carem Mengue, 26 anos, casada, mãe de uma adorável menina(acho q todos já me reconhecem por esta frase, mas ela é mesmo adorável), moro em Vila Fernando Ferrari, como diz o nome uma pequena Vila, do município de Três Cachoeiras. Me considero uma pessoa simpática, organizada, determinada e bem humorada. Essas são as qualidades positivas, as negativas prefiro não falar, mas as conheço muito bem, porque como disse o filósofo do rei do conto de José Saramargo: "As vezes é necessário sair de nós mesmos para nos encontrarmos", e às vezes encontro o meu EU negativo por aí, embutido em outras pessoas.
Cursei o magistério na Escola Estadual Marcílio Dias em Torres, com muito desejo de me tornar professor/educador. Realizei meu micro estágio e estágio já na escola de minha de comunidade( aprofundando, redescobrindo a minha ilha desconhecida, a realidade de minha comunidade) e pude com estes me identificar ainda mais com minha escolha profissional.
Terminando o curso não tive condições de ingressar em uma Faculdade, fui realizando outras atividades fora da área da educação. Em 2001, já casada, recebi um contrato municipal para atuar na educação, especificamente como professora de 4º série. Neste mesmo ano realizei o concurso municipal e no corrente ano, fui nomeada, atingindo minha meta, conquistando um "espaço" na área da educação.
Iniciei este ano trabalhando com o pré e simplesmente me apaixonei. É encantador ser professor, mas muito mais ser professor nas séries iniciais, na pré alfabetização. Por necessidade da escola, tive que ocupar um outro setor, mas não menos produtivo e interessante, recreação com 3° e 4° séries nas escolas municipais: Fernando Ferrari e Felipe Scheffer ( que sedia a UFRGS ). E assim vivo intensamente o meu ser professor, ora criando ora descobrindo, mas sempre construindo muito com meus alunos e colegas de trabalho. Pois ser professor para mim é estar em constante crescimento social e cultural. Faço minha as palavras de Paulo Freire:
"Ai de nós, educadores, se deixamos de sonhar sonhos possíveis... Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história do seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam."
Tenho ousadia para me descobrir, redescobrir minhas ilhas, e construir meu dia-a -dia.
Tenho medo de decepcionar meus alunos, de não apresentar a estes atividades envolventes, criativas e construtivas.
Quero dialogar muito sobre a mágica arte da alfabetização, para que quando possível, possa atuar, eficazmente, nesta área.

Thursday, September 21, 2006



Como dizia Fernando Pessoa..."De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estava sempre começando,a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Pois que façamos da interrupção um caminho novo, da queda, um passo de dança, do medo, uma escada, do sonho, uma ponte, e da procura, um encontro."
Espero que hoje, a aula seja uma escada, uma ponte para um novo saber!

Thursday, September 14, 2006


“As pessoas diferenciadas anunciam maravilhas a caminho para quem tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, bocas para falar e beijar, mãos para tocar e sentir, rostos para sorrir e iluminar um caminho de crepúsculo, dor e sofrimentos\". ( Evaristo Eduardo de Miranda)

Wednesday, September 13, 2006

Reflexão:

Orgulhosamente, me considero muito organizada, mas é muito válida a organização escrita do tempo das atividades. Nela podemos constatar as primordiais e executá-las com eficácia.
Organizei minha tabela semanalmente porque, há dias em que não trabalho e parto deste critério para organizar todos os outros dias. “Tempo,tempo, mano velho.” Mãos ao tempo... :)

Tuesday, September 12, 2006

MARAVILHOSAMENTE DEMAIS!
Este é um dos muitos adjetivos da última aula presencial, realizada na última quarta-feira.Com a presença ilustre da coordenadora do curso: Rosane Aragon de Nevado e demais professores, a aula estava interessante e produtiva. No primeiro momento conhecemos nosso ambiente virtual:o ROODA, onde realizaremos nossas atividades do curso. No segundo momento fizemos uma reflexão sobre a organização do tempo em nossas vidas. Organizamos uma tabela com: atividades, horas estimadas e horas reais para a realização da mesma, objetivos e obstáculos destas. Foi muito importante esta tarefa! Nela consegui detectar o quanto é essencial a organização do tempo real gasto em minhas atividades, para que eu tenha uma vida mais organizada e produtiva em todos os campos.
"Sim, um novo mundo! Mas totalmente organizado" Esse é o lema. :D

Wednesday, September 06, 2006

Bom, a última aula presencial foi ótima! Aprendemos a utilizar mais uma ferramenta para a realização de nossas tarefas: o pbwiki. Estou ansiosa pela aula presencial de hoje... Espero seus recados colegas....bjsssssss :D

Monday, August 28, 2006

Registro da primeira semana do curso:
No dia 21 de agosto de 2006 foi realizada a aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia com modelidade-ensino a distância,na qual se fez presente a cordenadora do curso, alguns dos professores que estarão conosco no decorrer do curso, autoridades municipais e professores-alunos, na qual com muito orgulho, faço parte.
Já neste dia respiravamos ansiosas, com muita expectativa a tudo aquilo que nos apresentavam, a modalidade a que estamos enseridas, a grandiosidade deste projeto, a avançada tecnologia que teremos acesso e enfim fazendo parte de um momento histórico da UFRGS, uma universidade excepicional na realização de seus projetos. Neste dia recebemos também o guia do aluno e era tamanha a minha empolgação que só dormi depois de ter lido todo o guia.
No segundo dia, recepcionadas calorosamente pelos professores realizamos uma seqüencia de apresentações pessoal básica mas essencial para a evolução do grupo. Nesta conhecemos nossos colegas e vislumbramos(particularmente eu e algumas colegas que já conheco) a satisfação, o entusiasmo dos professores e cordenação, de realizarem este curso. Sinceramente me senti muito importante, especial, por fazer parte
deste grupo empenhado a construir novos conhecimentos em tecnologia e educação. Logo depois o grupo se desfez, foi formado dois grupos:um foi para o laboratório de informática e o outro ficou na sala ao lado.
Adivinha em q grupo fiquei? Bom, ,já bem posicionada em frente a um dos computadores começamos a construção de um blog. Mas e eu lá já tinha ouvido falar em blog? Com apenas um cursinho básico de informática.
Sei:ligar/desligar, conectar, digitar textos, criar um blog seria impossível pensei. Mas não é que consegui? É que também era meio impossível não realizá-lo com toda a explicação dos sensacionais profes:Maxi, Milton, Marie e Alexandra.
E como disse a prof. Maximira o blog é um cadeRRRno(com enfâse no R-que lindo)que podê-se escrever, desenhar, colar fotos, arrancar-lhes folhas, personalizá-lo, mas tudo com grande estilo: estilo tecnológico. Ele é na verdade uma ferramenta pela qual iremos nos comunicar, interagir, produzir, realizar tarefas do curso e refletir com a troca de idéias expostas por todo o grupo e também por todos os usuários que acessarem os blogs.
No terceiro dia alternamos. Nosso grupo foi para a sala ao lado e o outro grupo foi para a sala de informática. Na outra sala tomamos conhecimento da tarefa a realizar: uma encenação de apenas 3segundos com base em um dos temas propostos e apresentá-lo ao grande grupo. Simples? Havia um detalhe básico: tinhamos q arquivar, gravar, filmar este teatro. No grupo escolhemos o tema, idealizamos a seqüência, ambientação dos fatos, tudo muito rápido, achando muito fácil a atividade. Mas quando nos deparamos com a filmagem em si, ficamos um pouco frustradas. Houve erros e ´não havia como apagá-los. Mas tudo bem, ninguém é perfeito e nunca nenhuma componente do nosso grupo havia se quer pego uma máquina "filmadora" nas mãos.
Qual foi a surpresa q alguns minutos antes d acabar a construção dos blogs do outro grupo, nos reunimos no laboratório e foi passado "os filmes" dos dois grupos. Foi muito engraçado e muito produtivo pois apesar de toda a comédia (erro de falas, erros de gravação) conseguimos captar, refletir a essência das questões propostas e também a essência especial de cada como pessoa e em seu grupo.
No último dia da semana, 25 de agosto, estivemos mais uma vez reunidas no laboratório dando seqüencia a construção do blog e a tantas outras questões primordiais para a realização deste curso. Nos separamos quanto turma, idenficamos nossa tutora, responsável por cada uma de nós. Respondemos a um questionário, enviamos um e-mail para a prof. Maxi (q aliás seu nome faz jus a sua pessoa. ELA É O MÁXIMO!!!!!) e recebemos as tarefas a serem realizadas e que estão agora expostas em meu blog. OK? ;) ☺
Abraços.

Friday, August 25, 2006


Apresentação pessoal:
Meu nome é Carem Mengue,tenho vinte e seis anos,casada,mãe de uma adorável menina de três anos.Resido no município de Três Cachoeiras.Qualidades?Sincera,determinada,idealizadora de um mundo cheio de oportunidades sem distinção.

Apresentação profissional:
Atuo recentemente na área da educação(apenas seis meses) com recreação, com terceira e quarta série nas escolas municipais Fernando Ferrari e Felipe Scheffer .

Wednesday, August 23, 2006


Bem Vindos ao meu blog!Visite-o,me enviem mensagens.